:: ESPÍRITO SANTO DO DOURADO E O ICMS TURÍSTICO

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Espírito Santo do Dourado pleiteou o repasse do ICMS para o Turismo, referente ao ano de 2022. O ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal. A notícia foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia 17 de agosto de 2023. O município integra o Circuito Caminhos da Mantiqueira e vem, aos poucos, construindo uma política voltada ao Turismo e se inserindo no contexto regional. Segundo o Diário Oficial, a nota atribuída ao município foi 10,0, obtendo resultados positivos na região. Espírito Santo do Dourado possui um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante, buscando melhorias e contribuindo com ideias que acrescentam na dinâmica turística. Sabemos que, não é da noite para o dia que uma cidade se torna proeminentemente turística, partindo, sim, de uma construção conjunta entre as políticas públicas e a sociedade. Atualmente, compomos a rota de peregrinos “Caminhos de Nhá Chica” e possuímos trilhas para ciclistas em parceria com o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira. Ações e planejamentos vêm sendo fomentados, em parceira com o poder público, em busca de melhorias e avanços para a nossa cidade.

»» Publicado em: 15/09/2023